Pular para o conteúdo

Quando um irmão pecar contra você

O que você faz quando um irmão peca contra você? Como você lida com a ofensa vinda de seu irmão na fé? O modo como você lida com o pecado cometido contra você diz muito a respeito de seu relacionamento com Deus. As duas coisas são tão ligadas que Jesus, em sua oração dominical, faz a seguinte petição: “perdoa as nossas dívidas, assim como temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6.12). O que você deve fazer quando irmãos na fé pecam contra você?

Em primeiro lugar, lembre-se da misericórdia de Deus. É necessário fazê-lo para que o orgulho não tome conta de seu coração. Você foi perdoado de uma dívida enorme e impagável, e isso deve levar você a uma atitude de igual misericordiosa para com seu irmão (Mt 18.22–35). Deus faz de tudo para que cada ovelha perdida volte segura a seu rebanho (Mt 18.12-14), e você também não deve medir esforços na tentativa de recuperar seu irmão (Mt 18.15-20). Quem é incapaz de se alegrar com a recuperação de seu irmão demonstra que, na verdade, está tão distante de seu Pai quanto o filho mais velho da parábola (Lc 15.11-32). Uma atitude extremamente severa e incompassiva normalmente é sinal de problema espiritual. Lembre-se da atitude de Davi, que julgava severamente enquanto escondia o seu pecado (2Sm 12.1-6)!

Em segundo lugar, confronte seu irmão de modo amoroso e com paciência. Não deixe para resolver amanhã (Ef 4.26). Não deixe a amargura apodrecer no coração (Ef 4.31; Hb 12.14–15). Não busque vingança, nem mesmo a punição do silêncio. Tampouco fale mal do irmão a outas pessoas, isso é difamação. Você mesmo deve “arguir o seu irmão” a fim de que ele seja ganho (Mt 18.15-20). Deve fazê-lo com espírito de brandura (Gl 6.1-5). E se o seu irmão se recusar a te ouvir, persevere, leve testemunhas e leve o caso à igreja, se necessário. A reconciliação é uma característica da igreja (Cl 3.12-15). A igreja não deve ser um lugar de pessoas que não se falam mais. Não deve haver na igreja relacionamentos incuráveis. Nem mesmo a adoração é aceitável sem que haja reconciliação (Mt 5.23-24).

Em terceiro lugar, se o seu irmão se arrepender, perdoe. O nosso perdão é um reflexo do perdão de Deus. Somos perdoados, por isso perdoamos (Mt 18.23-35). O perdão deve ser dado a todo aquele que se arrepende, e não deve ser contado (Mt 18.21-22). Que possamos assim agir, amparados na graça de Deus, que torna possível o que, outrora, era impossível para nós!

Rev. Weinne Santos