Pular para o conteúdo

O convite de Jesus

Para muita gente, religião é algo que dá trabalho. Afinal, há muita coisa a ser feita. Há atividades, devoções, programações e eventos que precisam ser planejados e executados. Há preceitos que devem ser seguidos e mandamentos a serem obedecidos. E tudo isso, deve-se admitir, pode se tornar uma canseira! Não é a toa que muitas vezes ficamos, de fato, cansados de fazer o bem (Gl 6.9; 2Ts 3.13; Sl 73). Mas quando nos deparamos com o convite feito por Jesus em Mateus 11.28-30, percebemos que tem algo errado com a tal religião “cansativa”.. Ali Jesus está mostrando que seguir a ele é bem diferente de seguir os pesados mandamentos dos fariseus. No que consiste a religião de Jesus?

Jesus nos faz um convite. Ele diz: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados”. Ir até Jesus significa crer nele, colocar a confiança nele. E os cansados e sobrecarregados são justamente aqueles que eram oprimidos pelo fardo pesado dos fariseus, aqueles que pensavam que pelo cumprir muitas regras ganhariam o reino dos céus. Hoje, são muitos os que estão cansados, tanto religiosos quanto a-religiosos, que tentam suprir as expectativas do mundo. A esses, Jesus convida a ir até ele.

Jesus nos faz uma promessa. E a promessa é: “vos darei descanso”. Quando buscamos segurança em nosso próprio esforço e religiosidade, podemos ficar bastante inseguros no que diz respeito a nossa salvação. Mas Jesus nos promete uma tranquilidade de espírito que só pode ter aquele que sabe que está em paz com Deus.

Jesus nos dá uma ordem. E a ordem de Jesus não é difícil de cumprir. Ele diz: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”. O “jugo”, na literatura rabínica, dizia respeito a soma total de obrigações, os mandamentos que temos de obedecer. E os judeus tinham muitos mandamentos a obedecer, muito mais do que o que nos obriga a Escritura. Mas Jesus nos chama a tomar o seu jugo, que é nos tornarmos seus discípulos. Em comparação com o jugo dos fariseus, o jugo de Jesus é leve, porque somos salvos não por nossa capacidade de cumprir a Lei, mas pela simples confiança nEle.

Por fim, Jesus nos diz o resultado de seguir o seu convite. O resultado é “achareis descanso para vossas almas”. Não poderemos obter descanso a não ser que Cristo nos dê, e ele já nos promete dar. E justamente porque o seu “jugo é suave” e o seu “fardo é leve” que podemos ter confiança de que seguir a Jesus não será algo cansativo, mas prazeroso. Não seremos escravos de uma religião de milhões de regras e preceitos, mas seremos discípulos que seguem o seu Senhor com prazer, porque é agradável. Que seja assim! Aceite o convite do Salvador!

Rev. Weinne Santos