Pular para o conteúdo

EDIFIQUEM E ENSINEM UNS AOS OUTROS

1 Tessalonicenses 5.11
A igreja de Cristo foi edificada com uma tríplice missão neste mundo. Ela foi chamada para: 1) adorar; 2) nutrir (edificar) seus membros; 3) testemunhar. Quando as pessoas chegam à igreja, chegam como crianças na fé, precisam ser nutridas para crescerem e amadurecerem. Caso contrário, a igreja não cresce, pois crianças não podem procriar, e uma congregação com muitos bebês em Cristo precisa se nutrir antes que possa se duplicar em testemunho. No capítulo 2.7,8, Paulo usou a imagem de uma mãe que nutre seus filhos e cuida deles. Entre os crentes de Tessalônica, Paulo era “qual ama que acaricia os próprios filhos…”. E como Paulo nutria seus filhos? Com o Evangelho, com as benditas doutrinas de Cristo. Seu objetivo nutricional era produzir crentes que vivessem para agradar a Deus; vivessem uma vida santa, fraterna, vigilante e centrada em Deus.
Jesus disse que edificaria sua igreja nele mesmo (Mt 16.18), sob os fundamentos dos apóstolos, que é a Palavra de Deus. Paulo diz que nós devemos edificar uns aos outros. O verbo empregado por Paulo “edificar” significa construir (edificar uma casa, por exemplo). Mas o que Paulo está querendo dizer aqui? Paulo está falando daquele processo contínuo que deve ser desenvolvido e fortalecido, a fim de que cada cristão viva de modo agradável a Deus.
Um dos principais meios que Deus escolheu para a edificação de Seu povo é o ministério mútuo. Os cristãos devem edificar uns aos outros, mas para que isso aconteça é necessário que os relacionamentos sejam marcados pelo amor de Cristo. Esta é a base de tudo. O amor está inseparavelmente ligado ao processo da edificação cristã (1Co 8.1b). Portanto, motivados pelo amor, podemos ajudar e encorajar nossos irmãos a viver para a Glória de Deus. Essa edificação envolve todos nós, sem exceção. Jesus jamais se conformará com um jardim de infância. Seus Filhos devem amadurecer e multiplicar-se. Como o cabeça do corpo, Jesus deseja que todos alcancemos a maturidade cristã (Ef 4.13).
Somente por crescermos na maturidade espiritual é que alcançaremos o supremo alvo da igreja, ou seja, a glória de Deus. “Edifiquem-se uns aos outros” se resume da seguinte forma: cada cristão deve: fortalecer, encorajar, aconselhar e alegrar um ao outro. Edificar uns aos outros é um mandamento, portanto não é uma escolha. Deve ser feito com esforço. É um processo de interação entre nós, por meio do ensino bíblico e do exemplo. Essas duas ações ajudam os outros a formar um caráter e um modo de viver semelhantes a Cristo (Atos 9.31; 1Co 7.35; 2Co 12.19).
Portanto, temos que ter muito cuidado para que, ao invés de edificarmos nosso irmão, venhamos a derrubá-lo, enfraquecê-lo, induzi-lo a pecar. Devemos tomar cuidado com críticas destrutivas e ações que venham a ofendê-lo. Mas algum irmão pode dizer: “eu não tenho condições de edificar ninguém…”. Todo cristão pode edificar alguém. Por causa da presença do Espírito Santo nele, nenhum cristão é tão fraco ou ignorante que nada tenha a contribuir. Em contrapartida, nenhum cristão é tão forte e instruído que não precise do auxílio dos seus irmãos para crescer na graça e no conhecimento do Senhor (2Pe 3.18; Ef 4.16).


Rev. Wilson Penalva